PORQUE OS ADOLESCENTES SE DROGAM?

Hoje, sejam pelos pais, professores, companhas anti-drogas, todos sabem que as drogas fazem mal. Daí a dificuldade de se entender porque os adolescentes se drogam. Fato é que nem eles mesmos sabem o motivo.
Talvez por se sentir mais independente – já está fisicamente crescido – e por sentir-se psicologicamente mais preparado para a vida, o adolescente queira provar que já cresceu, que tem sua própria opinião, querendo então provar sua segurança, experimentando drogas.
Além disso, a curiosidade, pode também levar um jovem a se drogar, pois a adolescência é a época das descobertas, e sendo assim, o adolescente quer conhecer tudo. É preciso, entretanto, saber diferenciar a boa curiosidade da curiosidade nociva, e querer conhecer o mundo das drogas é, de fato, uma curiosidade ruim, sabendo que Drogas fazem mal a saúde, alteram o comportamento e o pensamento do usuário podendo deixar graves sequelas e até mesmo levar a morte.
Outro fator que pode induzir um jovem a se drogar é a incapacidade de enfretar problemas, principalmente aqueles que sempre tiveram tudo e nunca passaram por frustações e tristezas mais sérias. Muitos destes adolescente, quando surgem os problemas, acabam recorrendo as drogas, achando que asim os afastarão ou terminarão com eles. Na verdade, só se afastam, por que nenhuma droga resolve nada. Ao contrário, quando pasa seu efeito, o conflito ainda existe e acrescido de mais um: o própio envolvimento com a droga.
A onipotência juvenil (mania de Deus do adolescente) também motiva o jovem a se drogar, acreditando que nada de ruim vai lhe acontecer, ele abusa de tudo: Velocidade, sexo, drogas,etc. Mas é justamente este excesso de confiança em si mesmo que acarreta acidentes automobilísticos, gravidez indesejada, vícios.   É comum ainda o jovem usar drogas para ser aceito pelo grupo que as usa, para fazer “amizades”. Outros, querem mudar seu jeito de ser, recorrem ás drogas pois eles mesmos não se aceitam e acreditam ser este o caminho para mudarem. Enganam-se. Asim como se engam aqueles que acham que as drogas acabarão com a solidão, ou ou que preencherão o tempo, quando não houver nada a fazer.

Fonte: IÇAMI TIBA

Entre em contato

    Localização

    Write a comment:

    *

    Your email address will not be published.

    2019 © Copyright - Casa de Apoio Belém | By: Paraná Sites

    Vamos conversar?        (41) 3235-4052 / Fax: (41) 3528-7127