O programa terapêutico proposto pela Casa de Apoio Belém consiste em dois módulos com objetivos distintos e atividades consoantes com estes que devem ser concluídas dentro do prazo de seis meses pelo residente. O primeiro módulo, com duração de três meses, é dividido em três fases que estão relacionadas especificamente com o processo de tratamento da dependência química. O segundo módulo, próximos três meses, promove os recursos necessários para a reinserção social do residente. Cabe ressaltar que durante todo o período em que este permanecer na Casa serão abordadas as informações necessárias para sua abstinência e transformação no estilo de vida, pois a disposição destes módulos tem como objetivo facilitar o processo de aprendizagem e evolução do residente no processo terapêutico e promover a reinserção efetiva deste indivíduo na sociedade.
~ Módulo 1
As atividades propostas neste módulo visam conscientizar o residente quanto á necessidade da transformação de seu estilo de vida através do compromisso com a abstinência.
- Fase I –1º mês (Orientação, adaptação e integração).
- Fase II – 2º-3º- 4º mês (Conscientização, Prevenção da Recaída e desenvolvimento pessoal )
- Fase III – 5º e 6º mês (Cidadania, Liderança e Orientação vocacional profissional).
~ Módulo 2
Nesta etapa é dada maior ênfase aos processos de escolarização, profissionalização e capacitação do residente. Este será motivado a retomar os estudos (quando não concluídos), realizar cursos de capacitação e profissionalização, de acordo com os interesses e com o perfil vocacional de cada um. Este módulo é fundamentados no conceito de orientação vocacional profissional levantar os interesses e aptidões do residente, fornecendo subsídios para este elaborar um novo projeto de vida.
Desta forma, esta iniciativa vem acrescentar o tratamento da dependência química, pois compromete o participante com ele mesmo e com o seu futuro, promovendo o desenvolvimento do senso de responsabilidade e de utilidade, de determinação e independência visando desenvolver a percepção de sujeito ativo, cidadão responsável por sua vida e pela transformação do meio social. São atividades realizadas por membros da Equipe Técnica, voluntários e instituições profissionalizantes. Incluem atividades como: orientação vocacional, preparação para entrevista de emprego, elaboração de currículo, treinamento e desenvolvimento de habilidades sociais voltadas às relações de trabalho e aprendizado de habilidades específicas.
Depois de concluído seu treinamento e de acordo com as possibilidades, encaminha-se ao mercado de trabalho. Com esta ação, pretende-se proporcionar a construção de um novo estilo de vida, permeado por escolhas mais maduras e conscientes e uma maior segurança para o enfrentamento da realidade social e do mercado de trabalho.
~ PROCEDIMENTOS
Para que os objetivos propostos por este programa sejam alcançados, a Casa de Apoio Belém desenvolve seu trabalho dispondo de uma equipe multidisciplinar, voluntários e estagiários que atuam em áreas interligadas, embora cada uma conte com um programa específico, conforme discriminado a seguir:
Equipe multidisciplinar:
- Psicóloga
- Assistente Social
- Consultor em Dependência Química
- Técnico em Reabilitação da Dependência Química
- Voluntários e Estagiários
Área Psicológica
- Grupo Psicoterapêutico;
- Atendimento Individual;
- Serviço de Atendimento Emergencial;
- Atendimento aos familiares.
Serviço de Orientação Espiritual:
- Momento Devocional;
- Aconselhamento individual;
- Atendimento aos familiares.
Serviço de Arte Terapia:
- Dança Circular;
- Pintura,
Entre em contato